Aracaju é uma das mais charmosas capitais nordestinas. Localizada no estado de Sergipe, a cidade litorânea atrai anualmente milhares de turistas do país e do mundo.
Vista aérea da Orla Sul de Aracaju // Fotos: Ascom/Setur
Já de início é importante que você fique alerta sobre um considerável risco que vai enfrentar ao visitar esse lugar: o risco de apaixonar-se e não desejar partir nunca mais.
A Aracaju Magazine preparou para você um guia feito para lhe mostrar cada pedacinho escondido dessa surpreendente faixa de areia.
Vamos nessa!?
Para começar, um dado importante, são 35 km de faixa litorânea na capital sergipana. Ao longo desse trajeto há diversas opções de praias para todos os gostos e estilos.
Preparamos uma lista com tudo que você precisa saber sobre cada uma delas.
Praia de Atalaia
Caranguejo gigante na Passarela do Caranguejo
Essa praia fica na Orla da Atalaia, considerada o mais belo cartão postal de Aracaju, onde estão instalados os melhores bares, restaurantes, casas noturnas e hotéis da cidade. Se você prioriza comodidade, essa é a sua praia.
O ambiente conta também com um importante polo gastronômico da região: a Passarela do Caranguejo, onde é possível saborear os pratos típicos culinária local, como o caranguejo, o camarão e a moqueca.
O restaurante “Cariri” é uma boa pedida para quem quer imergir nos sabores e nas riquezas culturais da região.
Dica: Se você é jovem e o seu intuito é conhecer pessoas, ouvir uma boa música e praticar esportes como surf, frescobol e futebol de areia: procure a região da Cinelândia.
Localizada no início da Orla da Atalaia, ela é mais procurada pelo visual, que é perfeito para foto. Como o mar tem ondas violentas, o local não é recomendado para banhos ou para quem está com crianças.
Pegue uma sombra nos quiosques e restaurantes da praia para pedir um tira-gosto e tomar um drinque ou uma cervejinha gelada.
Aproveite também para caminhar na areia e tirar fotos com a cidade de Aracaju no horizonte ou o Farol da Orla de Atalaia ao fundo.
Praia de Aruana
Praticando kitesurf na Praia de Aruana
É uma das praias mais frequentadas pelos moradores de Aracaju. Enquanto a maioria dos turistas se concentram nas proximidades da praia de Atalaia, os nativos procuram banhos mais tranquilos e outras opções de bares na Aruana.
O local tem uma boa infraestrutura, com quiosques, bares, restaurantes e algumas pousadas. As águas são mornas e as ondas medianas. Durante a maré baixa formam-se piscinas naturais que fazem sucesso com as crianças.
A Aruana é uma ótima opção para quem gosta de praticar esportes aquáticos, como surf, kitesurf e stand up paddle. Na região, o bar “Paraíso do Baixinho” é uma boa sugestão.
Restaurante na Praia do Robalo // Reprodução
A faixa de areia da Praia do Robalo é excelente para a prática de esportes como o futebol, beach tênis e frescobol.
Os bares dessa região são excepcionais, porém você precisará desembolsar um pouco mais de dinheiro para aproveitar as delícias gastronômicas da região.
O Robalo é uma excelente experiência para quem procura um misto entre conforto, alto padrão e pé na areia.
Vista aérea com restaurante na Praia do Refúgio
A Praia do Refúgio é conhecida pela qualidade da infraestrutura, com vários quiosques e bares padronizados e que chegam a parecer um grande beach club.
Se você é do tipo que curte passar o dia à sombra de um quiosque com um drinque na mão, essa é a praia para você.
A região é muito procurada também para acomodações e casas de veraneio.
A Praia do Refúgio é uma boa opção para quem quer uma praia tranquila e com todas as amenidades necessárias bem ao alcance dos pés.
A orla tem partes mais movimentadas e outras mais desertas e promete agradar viajantes que gostam de atividades físicas na areia e quem está com crianças.
Praia dos Náufragos, lugar ideal para um banho tranquilo
Situada no extremo sul da cidade, é uma das praias mais preservadas de Aracaju. A praia leva esse nome por conta do torpedeamento de embarcações brasileiras no local em 1942.
Naquele ano, um submarino Alemão atingiu 3 navios na costa sergipana - foi o primeiro ataque sofrido pelo Brasil durante a segunda-guerra. O fato histórico foi um trauma na então pacata cidade de Aracaju.
Localizada na rodovia José Sarney, a praia dos náufragos abriga uma rica biodiversidade. Suas águas são peroladas (escuras) por conta da cor dos rios que desaguam na região.
Há poucas opções de serviços, em compensação, o banho é extremamente tranquilo. É recomendável levar alimentos e bebidas. A praia é ideal para quem busca contato com a natureza e tranquilidade.
Praia do Mosqueiro
Restaurante na Praia do Mosqueiro
Localizada a 15 km da Orla da Atalaia, a Praia do Mosqueiro é considerada uma das mais bonitas da região.
Um mar limpo e de águas quentes é perfeito para banho e para esportes aquáticos como stand up paddle e windsurfe.
Com uma área extensa e poucos quiosques, é difícil encontrar essa praia lotada até na alta temporada.
Dependendo do dia e em certas partes da orla, dá até para ter a sensação de estar em um paraíso deserto, com a areia, o mar e toda a beleza dessa praia só para você.
Orla Por do Sol
Localizada no povoado do Mosqueiro, na Zona Sul da cidade, a Orla Por do Sol é um dos principais pontos turísticos de Aracaju.
A orla é famosa por sua bela paisagem ao entardecer, quando o céu fica tingido de cores incríveis. Aliás, o céu de Aracaju é um dos mais bonitos do Brasil. O entardecer na cidade é sempre um espetáculo.
A orla por do sol não deve ser confundida com a orla de Atalaia. Ela é bem menor porém é um lugar agradável para caminhar, andar de bicicleta, fazer piquenique ou simplesmente contemplar a vista.
O local também é o ponto de partida para os passeios de lancha e catamarã que levam à Croa do Goré e à Ilha dos Namorados.
Há diversos quiosques que vendem os ingressos para esses passeios, além de oferecerem serviços de bar e restaurante. A orla também conta com um playground, uma ciclovia, uma rampa para barcos e uma praça com palco para apresentações culturais.
A Orla Por do Sol é um destino imperdível para quem visita Aracaju, pois combina natureza, lazer e cultura. Também é um excelente lugar para esportes náuticos, passeios de jet-skis, canoa, lanchas, remo, stand-up padle e muito mais.
Croa do Goré
Croa do Goré é um banco de areia que surge no meio do rio Vaza-Barris, na maré baixa, formando uma ilhota cercada por águas mornas e cristalinas. O nome vem de um pequeno crustáceo, o goré, que habita as areias do local.
A Croa do Goré é um dos passeios mais procurados em Aracaju, pois oferece um cenário paradisíaco e relaxante, ideal para quem quer fugir da agitação da cidade.
Para chegar à Croa do Goré, é preciso pegar uma lancha ou um catamarã na Orla Por do Sol.O passeio dura cerca de 5 horas e permite apreciar as belas paisagens do rio, dos manguezais e das mansões à beira d'água.
Na Croa do Goré, há um bar flutuante que serve bebidas e petiscos, como o caranguejo, o camarão e a moqueca. Também é possível praticar atividades como stand up paddle, caiaque e mergulho.
A Croa do Goré é um lugar perfeito para curtir a natureza, tomar sol, nadar e tirar fotos incríveis. Certamente vão lhe oferecer esse passeio, não pense duas vezes, aceite. Você não vai se arrepender!
Vista aérea da Ilha dos Namorados
A Ilha dos Namorados é uma ilha deserta que fica no encontro do rio Vaza-Barris com o mar, a cerca de 20 minutos de navegação da Orla Por do Sol.
A estrutura na ilha é bastante similar à da Croa do Goré, com guarda-sóis, cadeiras, redes aquáticas e bar flutuante. A área do banco de areia, no entanto, é muito maior e convida para uma exploração a pé.
As águas são claras e mornas, com tons de azul e verde, e formam piscinas naturais na maré baixa.O tempo de parada na ilha é de duas horas.
A Ilha dos Namorados é um lugar ideal para quem busca sossego e privacidade, um paraíso para os casais apaixonados e também para as famílias e os amigos que querem desfrutar de um dia inesquecível.
Se quiser conferir um mapa com as praias de Aracaju é só clicar nesse link. Durante esse artigo fizemos um passeio guiado com inúmeras possibilidades de banho de mar na capital.
Por do Sol na Praia da Atalaia Nova, com Aracaju ao fundo, do outro lado do Rio de Sergipe
Agora um bônus! Apesar de não ficar em Aracaju, a Praia de Atalaia Nova é uma excelente opção para banho. Localizada na Barra dos Coqueiros, município vizinho, que fica na Ilha de Santa Luzia, a Atalaia nova é um destino bem menos explorado que a irmã mais famosa.
Na ilha, você encontra muita vegetação local e coqueiros que dão à paisagem uma beleza à parte. O mar tem boas ondas para banho, mas podem ficar perigosas dependendo do dia e dos ventos. A água é morna, e a faixa de areia, extensa.
Afinal, qual melhor praia para banho em Aracaju?
Segundo estudo conduzido pela Folha de São Paulo, Aracaju foi a mais bem-colocada entre as 11 capitais brasileiras que ficam no litoral brasileiro. Das dez praias aracajuanas monitoradas no período, oito estiveram próprias durante todo o ano, e nenhuma foi classificada como ruim ou péssima.
Dentre essas opções que nós elencamos no artigo, as praias de Aruana, Robalo e Mosqueiro são seguras, limpas e contam com salva-vidas e chuveiros de água doce. Além disso, essas praias têm uma extensa faixa de areia, que permite caminhar, brincar e tomar sol.
Já se você busca um ambiente mais movimentado, com aquele clima de verão das praias cariocas, prefira a Praia de Atalaia.
O local está sempre repleto de banhistas e conta com a comodidade de ser próximo dos hotéis e do ambiente urbano. É a mais frequentada pelos turistas e pelas pessoas que usam o transporte público da cidade.
A mais visitada de Sergipe, é, sem dúvidas, o cartão-postal da cidade. Nessa praia, ficam os Arcos da Orla, cujas fotos não podem ficar fora do seu álbum de viagem. Gostou conteúdo? Confira então mais dicas da capital para você fazer as malas e vir curtir o verão em Aracaju.